“Coluna do Trauma”, uma novidade CoBRALT para saber mais sobre Urgência, Emergência e Trauma.

20 de fevereiro de 2020


Por Victor Rodrigues da Silva

Não é novidade para ninguém a relevância que os assuntos relacionados ao trauma, urgência e emergência tem para a sociedade. A epidemiologia nos mostra essa relevância.

O número de vítimas do trauma atinge, todos os anos, proporções alarmantes em nosso país. Segundo o Ministério da Saúde, as principais causas de mortalidade na população das regiões metropolitanas brasileiras, na faixa etária entre os 15 e os 49 anos, são acidentes, envenenamentos e violências. Causas estas que, em conjunto, superam as doenças cardiovasculares e as neoplasias.

Além disso, também nos deparamos todos os dias com afecções urgentes e emergentes que necessitam da intervenção de um profissional de saúde para mudar o desfecho da situação. O nosso papel, como estudantes e profissionais da área, é discutir e aprender cada vez mais sobre esse tema, buscando potencializar a prevenção e a qualidade da atenção à essas vítimas.

Podemos fazer isso através da capacitação e ampliação do acesso à informação proporcionada ao público leigo para prevenção e atendimento precoce em emergências. Na maioria das vezes, a primeira pessoa a ter contato com a cena emergencial não profissional capacitado para essas situações, sendo o fato de estar apta a agir ativamente nesses primeiros momentos fundamental para o aumento da sobrevida e redução de sequelas.

Como sabemos, o Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma (CoBraLT) tem como missão o fornecimento de ferramentas de ensino e extensão, contribuindo para a boa formação acadêmica e consequentemente para o crescimento, amadurecimento, ampliação e atualização do conhecimento nas áreas de urgência, emergência e trauma.

Desse modo, buscando suprir essa demanda, o CoBraLT traz a Coluna do Trauma. Um espaço ambientado em nosso site, onde temas relevantes sobre trauma, urgência e emergência serão abordados de maneira simples, clara e objetiva, buscando o fácil entendimento dos leitores.

Contaremos com profissionais, professores e acadêmicos de todo o Brasil, expressando seu ponto de vista e sua experiência sobre diversos temas relacionados ao trauma. Sempre trazendo informações relevantes e atualizadas, que, com toda certeza, impactarão positivamente em nossos objetivos.

Ao final de todas as colunas, teremos uma área de comentários, onde o leitor poderá expressar suas dúvidas ou contar a sua experencia em relação ao tema.

Esperamos que, com essa medida, possamos contribuir para o crescimento de estudantes e profissionais da área em todos o país e, consequentemente, melhorar a prevenção e a qualidade da atenção a essas vítimas.

As informações aqui explanadas não retratam a opinião deste comitê ou de seus membros, apenas a do colunista.

 

Victor Rodrigues da Silva
Acadêmico do Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC)
Presidente da Liga Acadêmica do Trauma e Emergências Médicas  (LATEME)
2º Secretário do CoBraLT – Gestão 2020
Instagram: @victor.odr
E-mail: Victor-bsp@hotmail.com

college essays that worked essays online essay writing help professional essay writers