Há indicação de uso de ECMO em pacientes traumatizados?

22 de fevereiro de 2020


Há indicação de uso de ECMO em pacientes traumatizados?

EPÍTOME: A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE MULTIPROFISSONAL NO USO DE SUPORTE HEMODINAMICO E RESPIRATÓRIO PELA UTILIZAÇÃO DE OXIGENAÇÃO EXTRACORPÓREA POR MEMBRANA (ECMO) EM UM PACIENTE POLITRAUMATIZADO

Um estudo de caso realizado por BASSI (2011), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto Socorro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), relatou sobre a utilização de oxigenação extracorpórea por membrana (ECMO) em um paciente de 48 anos, vítima de acidente automobilístico (automóvel e motocicleta), sofrendo diversas fraturas e complicações.

O paciente apresentou 18 horas após o trauma, piora do seu quadro clínico, e estando diante do iminente risco de morte por choque cardiogênico e hipoxemia refratária. Após avaliação da equipe, optou-se por iniciar o suporte com ECMO venoarterial como medida de resgate para o suporte cardiorrespiratório. A equipe responsável pela gestão e suporte do equipamento extracopóreo é composta por enfermeiros, médicos e fisioterapeutas que estão de plantão.

Apresentando melhora no seu quadro, o paciente foi decanulado no 4° dia de internamento com sucesso, evoluindo, infelizmente, no 6° dia com sinais compatíveis com morte encefálica e no 7° apresentou morte somática.

Ao concluir o estudo de caso, evidenciou-se a importância da equipe multidisciplinar, pois não houve a necessidade de profissionais adicionais na UTI para o manejo do suporte
extracorpóreo, sendo a equipe multidisciplinar extremamente engajada.

Ademais, a utilização do ECMO venoarterial foi de sucesso, pois funcionou de ponte de recuperação cardíaca e pulmonar, sendo retirado no 4° dia após o trauma. O paciente foi à óbito devido um traumatismo cranioencefálico, lesão a qual não é tratada pelo suporte extracorpóreo.

Quer saber mais sobre ECMO? Acesse:
CHAVES, Renato Carneiro de Freitas et al . Oxigenação por membrana extracorpórea: revisão da literatura. Rev. bras. ter. intensiva,  São Paulo ,  v. 31, n. 3, p. 410-424,  Sept.  2019 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2019000300410&lng=en&nrm=iso>. Acesso 14 de fevereiro de 2020.

Referência
BASSI, E. et al. Uso de suporte hemodinâmico e respiratório por meio de oxigenação extracorpórea por membrana (ECMO) venoarterial em um paciente politraumatizado. Rev. bras. ter. intensiva, São Paulo, v. 23, n. 3, p. 374-379, Set 2011. Disponível em<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103 507X2011000300017&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 10 Fev 2020.

college essays that worked essays online essay writing help professional essay writers