História


COBRALTO CoBraLT é o Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma, uma associação estudantil formada pela união das Ligas do Trauma do Brasil e de seus integrantes, e deles representante, constituído por tempo indeterminado, como sociedade civil e sem fins lucrativos. Foi criado em 2003 sob a coordenação do Professor Dr. Mario Mantovani, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

As finalidades gerais do CoBraLT constituem-se no desenvolvimento interno de cada Liga do Trauma filiada, bem como o reconhecimento acadêmico de todos os ligantes. O Comitê se propõe a reunir e representar todas as Ligas do Trauma do Brasil ao estimular o surgimento de novas Ligas Acadêmicas do Trauma, traçando planos de ação conjunta, objetivando o ensino e promovendo a extensão acadêmica. Ao incentivar a pesquisa e difundir o conhecimento sobre Trauma e Emergências contribuímos para a formação complementar do aluno envolvido, bem como assumimos o compromisso com a segurança da população ao promover, por meio da prevenção e tratamento do trauma, uma maior qualidade de vida a todos.

Inúmeras ligas já se filiaram ao CoBraLT , de todas as regiões do Brasil, sempre em busca de oportunidades e promovendo o intercâmbio de experiências e informações na área de urgência, emergência e trauma. O Comitê oferece a todos os associados algumas ferramentas para o ensino, extensão, prevenção e pesquisa da doença trauma, contribuindo para a boa formação acadêmica dos alunos das áreas da saúde (Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Nutrição) e consequentemente para o crescimento, amadurecimento, ampliação e atualização do conhecimento nas áreas de urgência, emergência e trauma no Brasil.