Liga de Urgências Traumáticas e Clínicas da UFSCAR (LUTCU)

25 de janeiro de 2017


Logo UFSCAR

História e Atividades
A Liga de Urgências Traumáticas e Clínicas da UFSCar (LUTCU) foi fundada no ano 2008 por estudantes do Curso de Medicina da UFSCar. Iniciou suas atividades de extensão no ano 2009 com a realização de estágios no SAMU de São Carlos e em 2010 teve início atividades no Hospital Escola Municipal “Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci” e UPA da Vila Prado. Também realizou 8 Simpósios de Urgências.
Em 2008, após reuniões informais entre estudantes que tinham interesse em urgências, a criação da Liga foi então sendo encaminhada, com o nome provisório de Liga do Trauma e Urgências da UFSCar (LiTUU). As atividades foram tentando ser delimitadas, tanto de ensino, quanto pesquisa e extensão, ao mesmo tempo em que a versão provisória do estatuto foi criada. O professor Dr. Marcos de Carvalho Borges aceitou ser o orientador da Liga, com o professor Dr. Humberto S. Hirakawa como co-orientador.
Antes da fundação da Liga, o nome definitivo – Liga de Urgências Traumáticas e Clínicas da UFSCar – foi escolhido por votação. A fundação da LUTCU ocorreu em 02 de agosto de 2008, sendo esta vinculada ao Departamento de Medicina (DMed), ao Centro de Simulação da Prática Profissional (CSPP) e ao Centro Acadêmico Sérgio Arouca (CAMSA). A aprovação da versão final do estatuto ocorreu em 20 de agosto de 2008. Foram criados os cargos da Diretoria, suas funções foram delimitadas, com cada membro fundador assumindo um cargo.
As finalidades propostas para a Liga que constam no estatuto abrangem: (1) mobilizar e orientar, contribuindo para sua formação acadêmica, estudantes do Curso de Medicina da UFSCar em prol da luta pela prevenção, pelo atendimento pré e intra-hospitalar e da recuperação de urgências traumáticas e clínicas; (2) desenvolver, produzir e difundir estudos de urgências e traumatologia; (3) orientar profissionais da área de saúde e a sociedade em geral na prevenção e na atuação pré-hospitalar a urgências traumáticas e clínicas.
Tendo em vista estas finalidades, as atividades de Reuniões Científicas foram iniciadas no fim de agosto de 2008, com formato baseado na metodologia do Curso de Medicina da UFSCar. Os conteúdos abrangem áreas de urgências traumáticas e clínicas e promovem aproximações dos membros com estes temas.
Em 13 de setembro de 2008 foi realizado o I Simpósio de Urgências da UFSCar, na Unidade Saúde-Escola (USE), com o tema Atuações de uma Liga de Urgências Traumáticas e Clínicas. Contou com a presença de 79 ouvintes, 4 palestrantes e 11 organizadores (diretoria da LUTCU).
As atividades de reunião científica e as reuniões da Diretoria continuaram até o final de 2008. Além disso, em outubro de 2008 iniciou-se o projeto piloto de plantões dos membros no SAMU de São Carlos, com o intuito de acompanhar e entender o funcionamento deste serviço de urgência.
Em 30 de maio de 2009, foi realizado o II Simpósio de Urgências da UFSCar, no anfiteatro Bento Prado Júnior, com temas de urgências clínicas e traumáticas, além de apresentação de casos clínicos. Contou com a presença de 200 ouvintes, 10 palestrantes e 18 organizadores (membros e diretores da LUTCU). A LUTCU disponibiliza no seu blog o material desenvolvido nas Reuniões Científicas, que consiste nas apresentações dos seminários feitos pelos membros da liga e os protocolos clínicos da área de urgência que foram implementados no pronto atendimento do Hospital Escola Municipal de São Carlos.
As atividades da LUTCU são reuniões mensais às quartas-feiras, atividades de extensão, grupos de discussão de casos clínicos no facebook, plantões no Hospital Universitário e Simpósio anual.

 

Contato Institucional
Email : lutcufscar@gmail.com

Home Page: https://www.facebook.com/lutcu.ufscar?fref=ts

 

 

Diretoria e Preceptor

1. Preceptor – Professor Orientador
○ Prof. Dr. Fábio Fernandes Neves

Formação:
-Graduação em Medicina.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
-Especialização – Residência médica.
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, HCRP-USP, Brasil. Residência médica em: Clínica Médica – Doenças Infecciosas-Parasitárias
-Mestrado em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo (2004), doutorado em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo (2009) e MBA em Gestão Hospitalar e Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas.

2. Presidente/Diretoria Financeira
○ Larissa Evelyn de Oliveira

3. Vice-presidente
○ Rafaela Catelan Martins Pereira

4. Diretoria de Comunicação
○ Giovana Kharfan de Lima

5. Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão
○ Leonardo Marcos Fausto Costa