Maio Amarelo – Ações da Liga do Trauma da Unicamp (Campinas/SP)

5 de junho de 2016


fotos-do-movimento-maio-amarelo-na-i-caminhada-da-faculdade-de-enfermagem

Durante o mês de maio de 2016, a Liga do Trauma da Unicamp, em Campinas (SP) promoveu diversas ações dentro do “Movimento Maio Amarelo”, que visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O Hospital de Clínicas da Unicamp (HC) recebeu laços amarelos em diversos setores em apoio ao movimento: em todos os andares em frente aos elevadores, e nas entradas dos funcionário no primeiro e segundo andar.

Além da decoração, o “programa P.A.R.T.Y.” (Programa de Prevenção do Trauma Relacionado ao Álcool na Juventude), realizado nas dependências do HC, teve a sua edição como P.A.R.T.Y. Amarelo, uma edição especial do programa.

Os alunos do ensino médio participantes desta edição, além de ter contato com inúmeras situações de trauma para mostrar o que uma escolha errada no trânsito pode provocar na sua própria vida e na de seus familiares, puderam ter contato com o movimento do Maio Amarelo.

Além das atividades no HC, o campus da Unicamp em Campinas recebeu atividades como o “Salvando Vidas”, no qual os alunos ofereceram um treinamento em massa de reanimação cardiopulmonar (RCP) e como usar um DEA (Desfibrilador Automático externo) para as pessoas em frente ao Bandejão no ciclo básico e distribuição de informativos, lixinhos para carro e laços em apoio ao movimento.

Foi realizado também um pedágio amarelo dentro do campus e seus arredores, em que os alunos abordaram os motoristas distribuindo panfletos do movimento, oferecendo informações ao seu respeito e lixinhos para carro com o símbolo da campanha.

Na parte externa da Unicamp, os alunos da Liga do Trauma atuaram divulgando o movimento na “I Caminhada da Faculdade de Enfermagem”, organizada pelo Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, explicando sobre o movimento e distribuindo material sobre a campanha.

E no sábado dia 21 de maio , a Liga fez mais uma atividade, desta vez no Shopping da cidade de Valinhos-SP. Os alunos ofereceram treinamento de Reanimação Cardiopulmonar e entregaram panfletos para os visitantes do shopping. Houve entrega de lixinhos de carro com o símbolo do movimento para os motoristas nas cancelas de entrada e saída do estacionamento. Além disso, foi abordado o respeito às vagas de estacionamento destinadas para pessoas com deficiência.

Fonte: SBAIT News