SBAIT promove Simulado Nacional SBAIT de Atendimento à Múltiplas Vítimas de Trauma

4 de maio de 2015


SBAIT_LOGO

A SBAIT promoveu, no último sábado, 2,  o Simulado Nacional SBAIT de Atendimento à Múltiplas Vítimas de Trauma, acontecendo, simultaneamente, em seis cidades: Campinas (SP), Vitória (ES), Boa Vista (RR), Manaus ( AM) e Salvador ( BA).  No próximo dia 09 de maio será realizado no Rio de Janeiro (RJ) e Catanduva (SP). O evento faz parte de uma ação em comemoração ao Movimento Maio Amarelo e, além de chamar a atenção para os altos índices de acidentes de trânsito, também é uma forma de treinar equipes de resgate da cidade para uma ocorrência real.

Em Campinas (SP), o simulado contou com a participação de 40 vítimas e mobilizou dez Instituições: SAMU, GRAU, Corpo de Bombeiros. EMDEC, SETEC, Defesa Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, as concessionárias Renovias e CCR Autoban, e alunos das Ligas do trauma da Unicamp, PUC-Campinas e São Leopoldo Mandic, com apoio da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC).

Em Salvador‬ (BA), o Simulado durou 49 minutos, com tempo chuvoso, contando com a participação de 27 vítimas e dos parceiros: Liga Acadêmica de Trauma e Emergência – LAEME,  SAMU de Salvador , Grupamento de Resgate Aéreo – GRAER, Hospital do Subúrbio.

Em Vitória‬ (ES), a simulação teve como cenário um carro que atingiu um poste depois de atropelar quatro pessoas. O SAMU foi acionado e o helicóptero da Polícia Militar socorreu uma das vítimas.

Em Roraima‬, o Simulado contou com a participação de 40 vítimas. A ação envolveu Detran, SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Trânsito e Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Em Manaus, a simulação o cenário envolveu um ônibus e dois automóveis, totalizando 40 vítimas e contou com a parceria com o SAMU, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Defesa Civil Estadual, Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Liga Amazonense de Trauma e Grupo Alfa, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A SBAIT parabeniza os envolvidos pelo sucesso dos eventos já realizados e convida todos associados para organizarem atividades do Movimento Maio Amarelo em suas cidades, chamando a atenção da sociedade para o alto índice de morte e feridos no trânsito em todo o mundo.

Sem ligação com o governo ou partidos políticos, o Movimento quer mostrar que a atitude de cada um pode mudar o alto índice de acidentes de trânsito. Estima-se que de 90% a 95% dos acidentes de trânsito poderiam ser evitados porque foram causados por algum tipo de imprudência.

Confira a  ampla divulgação do Simulado Nacional SBAIT de Atendimento á Múltiplas Vítimas de Trauma na mídia:

Links

MAIS INFORMAÇÕES: Clique Aqui!