Treinamentos em BLS – LETES

Título: Treinamentos em BLS

Data: 04/12, 11/12, 16/12, 18/12 de 2021

Local: Todos os eventos foram realizados utilizando o espaço da Escola Superior de Ciências da Saúde.

Liga Responsável: Liga de Emergência e Trauma da Escs (LETES).

Docente Responsável: Dr. Vinícius Teixeira de Macêdo, Dr. Wellington José dos Santos

Público alcançado: 80 pessoas

Metodologia:

Diante do cenário de pandemia pelo coronavírus que vivemos no ano de 2020 e 2021, observamos que muitos estudantes da área da saúde foram privados de participar de atividades práticas e treinamentos, com aulas somente teóricas em modalidade virtual, incluindo os ligantes da Liga de Emergência e Trauma da ESCS, o que os deixou despreparado para agir em situações de emergência. Com isso, dedicamos o mês de dezembro a levar o conhecimento prático com treinamento em temas relacionados ação para salvar vidas em contexto não hospitalar, com alvo em nossos ligantes que não puderam participar de treinamentos anteriores e os alunos de medicina das séries iniciais que serão ligantes no próximo ano e que ainda não tiveram a oportunidade de aprender sobre a temática na prática. Além disso, alguns dos ligantes treinados puderam levar esse conhecimento a alunos do ensino médio e de cursinho pré vestibular. Segue a descrição de cada uma das atividades desenvolvidas:

● Dia 04/12/2021 – Treinamento manobra de Heimlich e Basic Life Support (BLS) – Em treinamento, anteriormente também certificado por esse programa (na data de 26/06/2021), realizamos o treinamento em Basic Life Support (BLS) a alguns ligantes, ministrada pelo Dr. Vitor Lacerda, os capacitando de forma teórica e prática para disseminar esse conhecimento. Também, alguns alunos se capacitaram através de aulas e pesquisa, para o treinamento da manobra de Heimlich, utilizada para situações de obstrução das vias aéreas por corpos estranhos. Assim, com o
apoio do médico supervisor, esses ligantes devidamente capacitados, levaram o conhecimento em BLS e desobstrução de vias aéreas para os demais ligantes e futuros integrantes da liga, os quais durante o ano, devido ao contexto de pandemia, não puderam aprender e praticar tais técnicas, importantíssimas para salvar vidas em um contexto não hospitalar. O treinamento ocorreu utilizando o espaço da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), das 13h00 às 19h00, contando com a participação dos alunos organizadores (6 integrantes) e discentes que receberam o treinamento (27 ligantes), revezando entre os pares para realizar as práticas. Ressaltamos que
devido a pandemia foram tomados cuidados como uso constante de máscara, uso de álcool em gel e distanciamento entre as pessoas.

● Dia 11/12 – Treinamento Basic Life Support (BLS) para alunos do ensino médio – No dia 11 de dezembro, ocorreu na ESCS um evento denominado “ESCSPERIÊNCIA” em que alunos do ensino médio são convidados a visitar a instituição, conhecer o curso de medicina e toda sua estrutura e funcionamento. Durante esse evento, a Liga de Emergência e Trauma da ESCS pôde atuar ensinando a esses alunos, ainda não estudantes da área da saúde, o Basic Life Support (BLS). Os ligantes, previamente treinados e que receberam novas instruções e orientações para atuar diante do público alvo, foram responsáveis por oferecer esse conhecimento prático aos participantes do evento. O treinamento ocorreu utilizando o espaço da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), no turno vespertino. Houveram aproximadamente 40 alunos participantes, os quais foram divididos em 4 grupos de 10 pessoas, para respeitar o distanciamento social, sendo que houve um rodízio em que um grupo participava do nosso treinamento, enquanto os outros 3 eram direcionados a outras atividades. No treinamento, ensinamos o BLS de forma prática e acessível e em seguida orientamos cada dupla de alunos a treinar, na prática, a manobra de ressuscitação cardiopulmonar com os nossos manequins de treinamento. Cabe ressaltar que, devido a pandemia, foram tomados cuidados como uso constante de máscara, uso de álcool em gel e distanciamento entre as pessoas.

● 16/12 – Treinamento ”Stop the Bleed” – No dia 16 de dezembro, realizamos o treinamento de “Stop the Bleed”, cujo palestrante foi o médico Dr. Wellington José dos Santos. Utilizou-se o espaço físico da ESCS, cujo público alvo foram os ligantes da LETES (foram convidados os ligantes que ingressarão no próximo ano e os ligantes atuais) e contando com um público de cerca de 25 pessoas, o curso teve o objetivo de treinar e incentivar a propagação de conhecimentos de contenção de hemorragias em ambientes não hospitalares em situações de emergência. Lembramos, novamente, que os cuidados no uso de máscara e álcool em gel para higienização das mãos foram tomadas.

● 18/12 – Treinamento Basic Life Support (BLS) para alunos de cursinho pré-vestibular – No dia 18 de dezembro realizou-se o segundo dia de atividades do evento denominado “ESCSPERIÊNCIA”, anteriormente descrita, no qual participamos ensinando aos alunos o Basic Life Support (BLS). Dessa vez, o alvo foi alunos de cursinho pré-vestibular. Da mesma forma, o treinamento ocorreu utilizando o espaço da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), no turno vespertino. Houveram aproximadamente 40 alunos participantes, os quais foram divididos em 4
grupos de 10 pessoas, para respeitar o distanciamento social, sendo que houve um rodízio em que um grupo participava do nosso treinamento, enquanto os outros 3 eram direcionados a outras atividades. No treinamento, ensinamos o BLS de forma prática e acessível e em seguida orientamos cada dupla de alunos a treinar, na prática, a manobra de ressuscitação cardiopulmonar com os nossos manequins de treinamento. Cabe ressaltar que, devido a pandemia, foram tomados cuidados como uso constante de máscara, uso de álcool em gel e distanciamento entre as pessoas.

A certificação abrange alunos organizadores e participantes dos eventos, de acordo com as atividades
e carga horária que cada um participou.

Participantes

Letícia Marques Magalhães – Organizador – 21h
Luan de Castro França – Organizador – 26h
Lucas de Paula Charlemont – Organizador – 26h
Iago de Oliveira Feliciano – Organizador – 21h
Maria Antônia Borges de Almeida Pacheco – Organizador – 26h
Maryana Guimarães de Morais – Organizador – 21h
Adria Beatriz de Almeida Rêgo – Participante – 6h
Bruno Ramos Carneiro – Participante – 6h
Ângelo José Rodrigues Passarelli – Participante – 6h
Ellen Nogueira de Carvalho Dias – Participante – 6h
Gabriela de Oliveira Silva – Participante – 12h
Iza Lima Barros – Participante – 6h
Kauane Moura de Bastos Correia – Participante – 6h
Louyse Stefany Araújo Prado – Participante – 12h
Manuella Munitor Cardoso Cunha – Participante – 6h
Clarissa Vargas Araújo – Participante – 12h
Ronald Turetta Bonicenha – Participante – 12h
Percy Heliogabalo Souza de Melo – Participante – 12h
Jacqueline Guerra Corradi Passos – Participante – 17h
Jhoao Paulo Leão Muniz – Participante – 12h
Vítor Moreira Lima – Participante – 12h
Daniele Eloise Duda – Participante – 12h
Leonardo Rodrigues Ferreira – Participante – 17h
Patrícia Dias da Silva e Sá – Participante – 12h
Rafael Silva Paulon – Participante – 12h
Tiago Medeiros Nobre – Participante – 6h
Amanda Rabelo Mendonça – Participante – 12h
Lavinia Andreza Trisotto – Participante – 6h
Marcus Vinícius Albino Amaral – Participante – 6h
Gabriela Aime Hassler Sugai – Participante – 12h
Pedro Akira Yoshida Cavalcante – Participante – 12h
Aduilson Luca Chagas Saturnino – Participante – 6h
Carlos Mion Martins da Silva – Participante – 12h