Curso de Primeiros Socorros para Escoteiros – LiET UFCSPA

Título: Curso de Primeiros Socorros para Escoteiros

Data: 28/05/2022

Local: Sociedade Ginástica de Porto Alegre

Duração: 8h

Liga responsável: Liga de Emergência e Trauma da UFCSPA

Docente responsável: Antônio Rogério Tavares Proença Crespo

Número de participantes: 25

Número de pessoas atingidas: 60

Órgãos parceiros organizadores: Grupo Escoteiro Georg Black

Nome dos membros dos parceiros organizadores: Dimas Alexandre Kliemann

Links de divulgação da ação: https://www.instagram.com/p/CeUWXlJDCwq/

Metodologia:

O evento foi composto por duas etapas realizadas separadamente. A primeira constituiu em um curso online teórico de Primeiros Socorros, disponibilizado para toda a comunidade do Grupo Escoteiro Georg Black – tanto os jovens, quanto os escotistas (chefes voluntários) e pais que participam ativamente do grupo. A segunda etapa constituiu em uma atividade teórico/prática realizada presencialmente em formato de oficina para o ensino de Primeiros Socorros, direcionado à demanda do Grupo Escoteiro –
abordando temas que são requisitados aos jovens para progressão pessoal dentro do movimento escoteiro e expandindo esses assuntos para enriquecer o conhecimento das crianças e dar mais ferramentas para a realização dos primeiros socorros.
A atividade online foi realizada de forma assíncrona, via plataforma Google Classroom, com período para realização das atividades de 08/04/2022 à 28/05/2022 – data da realização da atividade teórico/prática no Grupo Escoteiro. Foram disponibilizadas 14 aulas autorais da Liga de Emergência e Trauma da UFCSPA com os seguintes temas:
● Introdução aos Primeiros Socorros;
● Corpos estranhos;
● Ferimentos, hemorragias e acidentes com animais;
● Trauma musculoesquelético;
● Trauma elétrico;
● Queimaduras;
● Distúrbios causados por temperatura;
● Intoxicações e reações alérgicas;
● Acidentes de trânsito;
● Desmaios, crises convulsivas e distúrbios metabólicos;
● Afogamento;
● Parada cardiorrespiratória;
● Infarto agudo do miocárdio e acidente vascular encefálico;
● Primeiros cuidados psicológicos.
Os objetivos da atividade online consistiam em: 1. Possibilitar que os jovens que participariam da oficina teórico/prática aprofundassem o conhecimento de forma prévia, visto que as aulas gravadas consistem em vídeos com cerca de 20 minutos, sendo mais tempo para exposição de conteúdo teórico e possibilidade de abordar mais temas em um período de tempo maior. 2. Oportunizar aos adultos do Grupo Escoteiro o aprendizado de Primeiros Socorros, uma vez que a atividade da segunda etapa foi
elaborada com foco no aprendizado do jovem, e poucos dos adultos poderiam acompanhar os grupos de escoteiros nas estações da atividade teórico/prática.
Além das aulas teóricas, os participantes da atividade online recebiam um questionário de fixação para cada aula com 4 questões objetivas, que serviram também para a Liga analisar a frequência de participação nas aulas. Pelos dados de cadastro na sala criada na plataforma Classroom, 61 pessoas realizaram cadastro na plataforma – com idades de 7 a 65 anos -, sendo que destes, 29 realizaram pelo menos 75% dos questionários de fixação.
A segunda etapa foi realizada em um sábado, e teve como público alvo crianças e adolescentes de 10 a 17 anos, que participam ativamente do Grupo Escoteiro George Black. O evento foi dividido em duas partes, sendo a parte da manhã focada no ensino e a parte da tarde focada na avaliação do aprendizado. Durante a manhã, a Liga de Emergência e Trauma (LiET) foi dividida em seis estações, sendo que cada uma delas era responsável pelo ensino de um tipo de primeiros socorros. Foram realizadas tanto atividades teóricas, como práticas, com espaço para que os participantes executassem as manobras ensinadas.
Os temas das estações incluíam:
1. Entorses, fraturas e luxações;
2. Imobilização de coluna cervical e utilização da prancha para evitar lesões raquimedulares;
3. Aplicação de ataduras, tipoias e imobilizações de membros superiores e inferiores;
4. Manobras de desobstrução de vias aéreas;
5. Identificação de uma parada cardiorrespiratória e como realizar reanimação cardiopulmonar;
6. Como proceder para dar o primeiro atendimento de socorro, acionar organismos de emergência e controlar e coordenar curiosos.
Durante a tarde, foram elaborados casos clínicos sobre cada tema abordado na parte da manhã, a fim de avaliar o conhecimento dos participantes sobre os assuntos tratados. Como existia uma grande diversidade de faixas etárias, as avaliações foram modificadas de acordo com a idade dos escoteiros, sendo facilitadas para os mais novos e dificultadas para os mais velhos. Os participantes foram divididos em duplas e trios, e eram avaliados em oito estações de casos clínicos cada um.
Cada estação de caso clínico contava com dois participantes da LiET, sendo um a vítima que necessitava de atendimento, e o outro o avaliador. A ideia de cada estação era realizar uma simulação realística (através do uso de maquiagens e atuação) de uma situação em que o indivíduo necessitaria de primeiros socorros, como por exemplo uma fratura exposta ou um engasgo. A avaliação dos escoteiros era feita através de um checklist criado para cada caso clínico, que especificava as medidas a serem tomadas pelo
socorrista na hora do atendimento. No fim, foram estabelecidas notas para cada participante, com a finalidade de adquirirem ou não o certificado do curso.

Membros participantes: 

João Pedro Scherer –  Organizador – 8h
Marcelle Klein Draghetti – Organizador – 8h
Mariana Tamborindeguy – Organizador – 8h
Giovanna da Rosa Soares –  Participante – 8h
Amanda Modena Fraga-  Participante – 8h
Andrielle Miozzo Soares – Participante – 8h
Carolina de Moura Marolli – Participante  – 8h
Eduardo Franke da Cruz – Participante – 8h
Ana Clara Esteves Perotti – Participante – 8h
Fernanda Parente de Sousa Oliveira – Participante – 8h
Gabriel Rostand Tavares – Participante – 8h
Giovanna Severino Rodrigues – Participante – 8h
Gisele Lopes Castro – Participante – 8h
Giuliana Pietra Alexandre de Alcantara – Participante – 8h
Guilherme de Moura Ferreira Silva Medeiros – Participante – 8h
Juliana Calderipe de Almeida – Participante – 8h
Laís Teixeira Borchartt – Participante – 8h
Matheus Henrique Ramos Voos – Participante – 8h
Rafaela Dall Ara Negri – Participante – 8h
Sofia Boulet – Participante – 8h

Valentina Steffens Bracht – Participante – 8h
Victor Adriel Silva Rodrigues – Participante – 8h
Giovana Loreto Nunes – Participante – 8h
Felipe Borges Farias – Participante – 8h
Lorenzo Santana Maciel – Participante – 8h