Projeto Salvando Vidas
SEJA VOCÊ A DIFERENÇA!
Idealizado pela Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT) e pelo Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma (CoBraLT), o projeto “Salvando Vidas” consiste em um projeto social, gratuito e sem fins lucrativos, que será realizado simultaneamente em diferentes cidades brasileiras, com sua execução local sob responsabilidade das Ligas Acadêmicas de Trauma e Emergências e/ou projetos similares filiados ao CoBraLT.
O projeto visa ensinar e conscientizar o público leigo em geral sobre os primeiros socorros utilizados em 10 situações comuns de urgência e emergência presenciadas no dia a dia, contribuindo para a prevenção das situações fatais relacionados à área de urgência, emergência e trauma no Brasil.
O Salvando Vidas não é um programa obrigatório para as ligas aderentes ao CoBraLT, mas é um programa que visa expandir o conhecimento de temas, bastante recorrentes no nosso dia a dia, para a população em geral.
Portanto, devemos seguir as seguintes regras para que os temas sejam passados de forma igual para as ligas e estas repassem da maneira como preferirem para a população.
Todo eventos de prevenção poderá usar a chancela “Salvando Vidas” desde que aprovado pela Diretoria de Prevenção e Extensão.
A sugestão do cronograma visa adequar à realidade epidemiológica dos eventos, mas nada impede de ocorrerem edições fora do calendário, de acordo com a necessidade da região, comunicando a Diretoria responsável.
As regras estão discriminadas a seguir:
- Somente receberão materias referente ao Programa Salvando Vidas as ligas com cadastro atualizado e regularizada financeiramente perante a associação;
- A liga interessada em participar do Programa Salvando Vidas junto com o CoBraLT deve entrar em contato com o atual Diretor de Prevenção e Extensão – que atuará como representante do Comitê através do e-mail do cobralt@sbait.org.br com o assunto “Salvando Vidas”.
- Os materiais referente a campanha sugerida no mês, conforme o cronograma serão enviadas no primeiro dia do mês anterior. Teremos meses em que serão mais de um tema proposto, cabe a liga escolher o tema ou usar ambos os temas.
- Caso a liga participante opte por antecipar algum tema, de acordo com a necessidade da região, o material poderá ser encaminhado, mediante solicitação por -e-mail. Porém este poderá não estar finalizado, já que a preparação destes, pela Diretoria de Marketing, respeitará o cronograma;
- A liga participante tem liberdade de utilizar material de criação própria e utilizar a chancela “Salvando Vidas”, desde que enviado previamente e aprovado pela Diretoria de Prevenção e Extensão;
- Quanto a difusão, a liga poderá optar pela forma que for mais conveniente a sua realidade, como por exemplo folders, mídias sociais, aulas expositivas, campanhas de ação direta com a população, entre outros;
- Caso o material preparado seja diferente do CoBRALT, ele deverá conter o logotipo do CoBraLT e da SBAIT em todas as peças de divulgação e ser aprovado pela Diretoria de Prevenção e Extensão;
- Para certificar que foi feita a difusão, deverá ser enviado um relatório para o email do CoBraLT no prazo de 30 (trinta) dias, contendo as seguintes informações:
- Relatório do evento com fotos;
- Metodologia realizada;
- Público alcançado;
- Material de divulgação utilizado;
- A liga participante receberá o certificado de participação da campanha realizada pelo Salvando Vidas. Caso a liga divulgue todas as campanhas propostas, receberá um certificado de Liga Parceira do Salvando Vidas.
- A liga filiada ao CoBraLT que já firmou uma parceria anterior e possui interesse em formar mais uma parceria deve refazer o processo como está listado neste documento;
- Qualquer situação não listada neste documento será resolvida em consenso com o Diretor de Prevenção e Extensão, Presidência e Professor Orientador da gestão atual.
- O CoBRALT não se responsabiliza pelos problemas, conteúdo científico preparado pela própria liga participante, parte financeira e ônus aos participantes. Sendo inteiramente de responsabilidade dos organizadores.
A responsabilidade do custeio do evento, bem como da impressão de possíveis materiais preparados pelo CoBRALT é de inteira responsabilidade das entidades organizadoras.