Liga Acadêmica de Emergências Cirúrgicas (LAEC – HUEM)

8 de junho de 2019


Atividades:

A Liga Acadêmica de Emergências Cirúrgicas do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, fundada no dia 05 de junho de 2005, é uma entidade autônoma, civil, laica, não vinculada a partidos políticos e sem fins lucrativos, administrada pela Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná – FEMPAR. Organizada por acadêmicos do Curso de Medicina da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná e de outras instituições. É coordenada pelo chefe do Serviço do Pronto Socorro Cirúrgico, além disso, conta com a auxílio dos médicos residentes do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie.

 

Das atividades:

1) Membro efetivo do Ligantes LAEC-HUEM: estudante regularmente matriculado no curso de Medicina das instituições de Curitiba que estejam cursando do 5° ao 12° período.  O número máximo de membro efetivos na modalidade de “ligantes da LAEC-HUEM” permitido pela LAEC é de 80 integrantes que são distribuídos em 20 equipes com 4 integrantes cada. Estes membros realizam em media 1 plantão por semana de 6 ou 12 horas, sendo permitidos trocas e doações de plantão. Aos finais de semana (sábado e domingo) a divisão se dános turnos diurno (7:00 às 19:00 horas) e noturno (19:00 às 7:00 horas); e em dias de semana (segunda a sexta-feira) os plantões são divididos no turno da manhã (7:00 às 13:00 horas), tarde (13:00 às 19:00 horas) e noturno (19:00 às 7:00 horas), segundo escala, no Pronto Socorro do HUEM com o objetivo de auxiliar nas atividades realizadas no pronto socorro. Tem direito ao recebimento de certificado de participação como membro efetivo ou participante na modalidade de acadêmico ligante da LAEC, a ser emitido em conjunto com Coordenação de Extensão da FEMPAR, aquele que tiver no mínimo 500 horas de atividades voluntárias no Pronto Socorro Cirúrgico e às demais atividades da Liga. O participante terá direito a declaração, aquele que tiver no mínimo de 250 horas e menos de 500 horas de atividades voluntárias. Resumindo: Declaração: ≥ 250 horas e < 500 horas e Certificado: ≥ 500 horas. 

 

2) Acadêmicos Chefes do Trauma: estudantes do 6° ao 12° período do curso de Medicina das instituições de Curitiba com pelo menos 500 HORAS comprovadas de atividades voluntárias em Pronto Socorro na região de Curitiba. O número máximo de membro na modalidade Acadêmicos Chefes do Trauma é de 20 acadêmicos que devem realizar dois (2) plantões mensais, de segunda a sexta-feira e serão plantões das 19 horas às 00 horas, conforme escala lançada. Um desses plantões ocorrerá em ambiente de Centro Cirúrgico e o outro em ambiente de Sala de Emergência (Sala Vermelha do Pronto Socorro) alternadamente. Ainda  é disposta uma escala editável à qual os  ligantes tem acesso para plantões opcionais aos fins de semana. 

 

3) Voluntariado de férias: Este ocorre de forma anual durante o período de férias escolares, respeitando o calendário acadêmico. A Liga Acadêmica de Emergências Cirúrgicas do HUEM/FEMPAR oferece 30 (trinta) vagas para o Pronto Socorro Cirúrgico, no período de férias escolares divididos em escala diurna (07:00 – 19:00) e noturna (19:00- 07:00).As inscrições são feitas por meio de formulário online e requeridas documentações orientadas pelo serviço de extensão da FEMPAR.

Contato Institucional:

Equipe Diretora:

  1. Preceptor – Professor Orientador:
    • Carlos Roberto Naufel Júnior
  2. Presidente
    • Eduarda Frare
  3. Vice-Presidente
    • Karoline Dal Bosco
  4. Secretária
    • Tamara Falcão Palhares Barbosa
  5. Diretor de Marketing
    • Victor Kenichi Morisawa
  6. Diretora Científica
    • Rafaella Monteiro Barbosa

college essays that worked essays online essay writing help professional essay writers