Liga Araguainense do Trauma (LAT)

31 de janeiro de 2015


Histórico e Atividades:

Fundada em 09 de abril de 2008, sendo a primeira liga acadêmica do, até então, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), a Liga Araguainense do Trauma, LAT, foi criada com o intuito promover a capacitação de seus membros na área de urgência e emergência, traumáticas e clínicas, atuar na prevenção do trauma com projetos diretamente relacionados à comunidade, mas, principalmente, dar condições do ligante aprender a lidar com o estresse em situações extremas e enraizar o espírito de equipe em seus membros formando novos líderes.
Para tal, promove reuniões quinzenais, estágios extracurriculares no Corpo de Bombeiros de Araguaína, SAMU e Sala vermelha do Hospital Regional de Araguaína, temporariamente suspensos devido a pandemia.
Em atenção a comunidade, participa de um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, o maio amarelo, além de instituir o Jovem socorrista, projeto voltado a ensinar suporte básico de vida em escolas públicas de ensino médio do município de Araguaína – TO.
No ano de 2009 e 2010 a foi considerada Liga “Padrão Ouro” do Brasil pelo Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma – CoBraLT, devido suas grandes realizações desde sua criação.
Nesses mais de 10 anos, a liga realizou o 1º e 2º Congresso Tocantinense de Cirurgia do Trauma, a Jornada Araguainense do Trauma, que teve sua 6º edição em 2019.
Também promove para os acadêmicos os cursos de Curso de Sutura, Suporte Básico de Vida (BLS), Intubação Orotraqueal (IOT), Atendimento Inicial ao Politraumatizado, ACLS, ATLS e PHTLS.
Do seio da LAT nasceu o Curso de Formação Básica de Socorrista (CFBS), que tem como finalidade a capacitação dos seus ligantes, como prepará-los para o atendimento pré-hospitalar.
Os ligantes da LAT realizam plantões na Sala Vermelha do Hospital Regional de Araguaína, SAMU e no Corpo de Bombeiros, sempre seguindo os lemas de disciplina e compromisso, mantendo o Padrão Ouro.
A LAT possui hoje 23 ligantes. homens e mulheres de coragem, que estão sempre prontos para socorrer seguindo o lema: “Estar onde ninguém pode, fazer o que ninguém quer, para que que outros possam viver!

Dados Institucionais:

  • Universidade Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC)
  • Araguaína – TO

Contato Institucional:

Equipe Diretoria – LAT:

  1. Preceptor – Professor Orientador:
  2. Presidente:
    • Judá Almeida Carneiro da Cunha
  3. Vice-Presidente:
    • Gabriel de Paiva Marques Barbosa
  4. Diretor Executivo:
    • Rodrigo Damas Filho
  5. Diretora Científico:
    • Maria Fernanda Ribeiro Farias
  6. Diretor de Extensão:
    • Matheus Reis de Oliveira
  7. Diretora de Marketing:
    • Isac Gabriel Lopes Sousa
  8. Secretária:
    • Ana Karolina Aves Gonçalves
  9. Tesoureira:
    • Anna Victoria Pires Rodrigues

college essays that worked essays online essay writing help professional essay writers