Pré-Colt: Maratona de APH – LATRAUMA UNISC

Nome do Evento: Pré-Colt: Maratona de APH
Data(s): 06/05/2023
Local (is): Parque Municipal da Oktoberfest – Santa Cruz do Sul/RS
Duração (em horas): 6 horas (8:00h – 14:00h)
Liga (s) Filiada (s) Responsável (is): Liga Acadêmica do Trauma da Universidade de Santa Cruz do Sul (LATRAUMA – UNISC)
Docente(s)/Médico(s) Coordenador(es): Dóris Medianeira Lazzarotto Swarovsky
Número de participantes: 52 Inscritos e 40 Organizadores

(12 Ligantes; 8 Bombeiros; 3 Instrutores da Salvar Treinamentos, 11 Voluntários da Brigada do Hospital Santa Cruz, 2 Médicos Emergencistas, 3 Integrantes da Equipe do SAMU e 1 Motorista da Ambulância)

 

Número de pessoas atingidas: 80-100 pessoas
Órgãos Parceiros Organizadores: 6° Batalhão do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul

Salvar Treinamentos

Brigada do Hospital Santa Cruz

Equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do RS

Empresas Locais Patrocinadoras

 

Nome dos membros dos parceiros organizadores: Não consta
Órgãos Parceiros Apoiadores: Sociedade Braileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado – SBAIT

Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma – CoBraLT

Nome dos membros apoiadores: Geórgia Boff Monteiro

Victor Gottems Vendruscolo

Doris Medianeira Lazzarotto Swarovsky

Links de divulgação da ação: https://www.instagram.com/latraumaunisc/related_profiles/

https://www.instagram.com/cbmrs.6bbm/?igshid=MzRlODBiNWFlZA%3D%3D

Metodologia:

Público-alvo: acadêmicos da área da saúde com interesse em gerar e desenvolver habilidades no atendimento pré-hospitalar.

O trauma corresponde a eventos não previstos e indesejáveis que produzem lesões ou danos à saúde dos envolvidos (CoBraLT, 2020). Para o manejo de pacientes politraumatizados é imprescindível saber analisar os mecanismos do trauma, já que predispõem a vítima a lesões específicas (RAJA, et al, 2022). Conforme os dados do Ministério da Saúde, morrem anualmente cerca de 43 mil brasileiros por acidentes de trânsito. Este fato caracteriza o País como detentor de um dos maiores números de mortes no trânsito por habitantes da América do Sul, com a taxa de óbito duas vezes maior que a dos países europeus. Mais de 75 % das vítimas de ferimentos graves são transportadas por serviços pré-hospitalares, e se estima que 1/4 desses casos cheguem ao hospital sem vida. (Word  Health Organization, 2015)

Nesse contexto, a Liga Acadêmica de Trauma da UNISC, em parceria com o 6° Batalhão do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, com a equipe da Brigada do Hospital Santa Cruz e com a Salvar Treinamentos e apoio do Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma (CoBraLT) e Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), realizou o EVENTO PRÉ-COLT: MARATONA DE APH, visando a inserção dos acadêmicos em atividades teóricos-práticas e simulações realísticas que abordaram as seguintes temáticas:

  1. Extricação Veicular e mobilização da vítima
  2. Triagem de Múltiplas Vítimas baseada no protcolo START e atendimento pré-hospitalar
  3. Estabilização da vítima, Contenção de Hemorragias e Reanimação Cardiopulmonar
  4. Funcionamento/Layout de uma ambulância e Intubação de Emergência

O evento contou com 52 inscritos, sendo 47 do curso de medicina, 4 do curso de enfermagem e 1 profissional da policia civil. Entre os acadêmicos, 37% estavam no 1° ou 2° Semestre do Curso, 14% no 3° ou 4° Semestre do Curso, 16% no 5° ou 6° Semestre, 25% no 7° ou 8° Semestre do Curso e 9% eram doutorandos ou formados.

Para a inscrição dos participantes, foi elaborado um formulário online que continha também um questionário para avaliação do conhecimento prévio dos temas pelos inscritos. Foram realizadas 5 questões objetivas. A questão com maior índice de erros foi a que abordou a manobra usada em caso de extrema necessdade para extricação veicular no banco traseiro (chave de Rauteck), com taxa de aproximadamente 50% de acertos. Por outro lado, a questão que teve a maior porcentagem de acerto foi sobre o conceito de Golden Hour e tempo de ação, com 69,8% de acertos. Questões sobre protocolo START, tipos de ambulância e controle de hemorragias externas no XABCDE, tiveram uma taxa de acerto inferior a 65%.

Ademais, analisou-se também de modo comparativo entre as respostas e o semestre dos inscritos, majoritariamente acadêmicos da Universidade de Santa Cruz do Sul, para atestar possível relação. Como previsto, foi observado que os temas escolhidos para serem abordados no workshop não são de total clareza para os alunos, nem àqueles em semestres mais avançados. Essa correlação observada reforça a importância da realização de atividades extracurriculares para que haja mais consolidação dos conhecimentos disseminados durante as aulas da grade curricular.

O evento iniciou com uma cerimônia de abertura com todos os participantes, que incluiu a apresentação das insituições parceiras organizadoras,apoiadores e patrocinadores do evento. Realizou-se um breve discurso de abertura, com avisos e comunicados gerais sobre o evento pelo presidente da LATRAUMA UNISC, o ligante Guilherme Danezi Piccini. Após esta introdução, foi dado início ao Evento com uma atividade geral simulada, em conjunto com o 6° Batalhão do Corpo de Bombeiros. Simulou-se um acidente de trânsito na frente do ginásio, e a equipe oficial de extricação veicular do CBM RS entrou em atuação, demonstrando como é feito a ancoragem, o controle da cena e os devidos cortes e liberação de ferragem para retirada da vítima. No local havia a doação de um carro de ferro velho, ferramentas pneumáticas e todos os equipamentos de segurança necessários para esta demonstração.

Em seguida, os participantes foram dividos em 4 grupos (A,B,C,D) com cerca de 15 integrantes e foram conduzidos para as estações práticas. A cada 50 minutos os grupos eram redirecionados para a próxima estação, em forma de rodízio, a fim de possibilitar que todos os inscritos passassem por todas as atividades. Cada estação era conduzida por uma instituição parceira, sob a coordenadoria de um Ligante. Entre as estações disponíveis

  1. Extricação Veicular e Mobilização da Vítima – 6° Batalhão do Corpo de Bombeiros
  2. Triagem de Múltiplas Vítimas (START) e Atendimento Pré-Hospitalar – Brigada do Hospital Santa Cruz e Dra Deia Tomelero (Médica Emergencista HPS-POA)
  3. Reanimação Cardiopulmonar e Estabilização de FraturasEquipe do SAMU do RS, guiada pelo Dr Eduardo Junkheer (Médico Emergencista HPS – POA)
    • Contenção de Hemorragias – Instrutores da Salvar Treinamentos, guiada pelo Enf Emergencista Felipe Mann
    • Layout de Ambulância e Intubação de Emergência – Enf Adriana da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, em conjunto com os Ligantes da Liga do Trauma da UNISC.

Todos os participantes passaram pelas 4 estações. No meio da manhã, houve um breve intervalo para coffee-break e sorteio de brindes e ao final realizou-se uma cerimônia de encerramento e agradecimento aos inscritos e organizações parceiras.

Durante a avaliação final do evento, também por formulário online, foi questionado a respeito da clareza e da escolha dos temas propostos. Nesse sentido, 97,6% dos participantes, em uma escala de 1 a 5, avaliaram como 5 a qualidade do evento e, os demais participantes, como 4. Foi questionado sobre a avaliação individual de cada estação, que teve avaliação excelente para todas as estações superior a 90%. Dentre as estações, a preferida dos participantes foi referente a de Extricação Veicular e Movimentação da Vítima (53%). Houve muitos elogios dos participantes do evento e a demanda de novas atividades e temáticas.

Quanto à avaliação dos conhecimentos adquiridos ao final da atividade, os acertos referente ao questionário sugerido de acordo com as temáticas abordadas foram todos superiores a 80%, com exceção da pergunta sobre a Chave de Rauteck, que atingiu índice de acertos de 72%. Ainda assim, houve melhoria em relação à taxa de acertos no formulário pré-inscrição (48%), o que consideramos um bom aprendizado em comparação ao conhecimento prévio dos candidatos, mas reforçamos a necessidade de novas intervenções e perpetuação de atividades teórico-práticas para a formação profissional e aprimoramento dos conhecimentos dos acadêmicos da área da saúde, de maneira, principalmente, de contemplar conteúdos da grade curricular pouco discutidos nos cursos de graduação, como Atendimento Pré-Hospitalar.

Lista dos participantes:

Nome Completo Cargo (Organizador ou Participante) Carga Horária Total
Victor Gottems Vendrusculo Presidente do CoBraLT 10
Geórgia Boff Monteiro Secretária Geral do CoBraLT 10
Guilherme Danezi Piccini Organizador 10
Daryane Raupp Sebastião Organizador 10
Maria Eduarda Martini Rousselet Organizador 10
Fernanda Garmatz Leite Organizador 10
Kascinelle Kaercher Organizador 10
João Vitor Milbradt dos Santos Organizador 10
João Arthur Lima Organizador 10
Laura Bronzatto Organizador 10
Afonso Menuzzi Zuliani Participante 6
Larissa de Souza Piardi Participante 6
Júlia Beatriz da Silva Furtado Participante 6
Victória Ribeiro Participante 6
Carolina Bracht Tonel Participante 6
Caio Peixoto Queiroz de Bustamante Participante 6
Pamela Amanda Gralow Participante 6
Stéfhani Rehbein Participante 6
Francieli Markoski Participante 6
Ana Flavia Bonel Dias Participante 6
Laura Holzschuh Melchior Participante 6
Ana Karolina Ambrozio Lazaretti Participante 6
Fernando Bigolin Bier Participante 6
Gabriel Schmidt Participante 6
Andressa Piva Vicente Participante 6
Eduarda Salton Grando Participante 6
Heloísa Taffarel Trombini Participante 6
Maria Graziela de Souza Moreira Participante 6
Julia Yung de Oliveira Participante 6
Fernando Gonzalez Maciel Participante 6
Isabella Brignoni Winsch Participante 6
Giovana Maria Fontana Weber Participante 6
Ester Marques Ferreira Participante 6
Geovana Lia Muller Participante 6
Angela Girelli Participante 6
Gustavo Tayeh Suzin Participante 6
Leonardo Soares Winter Participante 6
Lucas Fernandes Mein Participante 6
Luisa Bordignon Rauber Participante 6
Roberta Paludo Custódio Participante 6
Maria Antônia Bombardelli Cereser Participante 6
Bruno Severnini Participante 6
Gabriel Lisboa Participante 6
Bernardo Duarte Tomazi Participante 6
Joana Guterres de Almeida Participante 6
Bruna Eduarda Hochscheidt Participante 6
Antônia Zacharias Kirst Participante 6
Ana Julia Sceurman Participante 6
Isabelli Corrêa Girelli Participante 6
Ana Julia Costa Participante 6
Agatha Schultz Schaefer Participante 6
Cristiana Brandenburger Müller Participante 6
Beatriz Cassel Corrêa Participante 6

Fotos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *