Título: Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP): vamos praticar?
Data: 13 de setembro a 28 de outubro
Local: Escolas da rede púbica e privada do município de Santa Cruz do Sul (Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, Colégio Marista São Luís e Escola Estadual de Educação Básica Estado de Goiás)
Liga Responsável: Liga Acadêmica do Trauma da Universidade de Santa Cruz do Sul (LATRAUMA – RS)
Docente Responsável: Dóris Medianeira Lazzarotto Swarowsky
Público alcançado: 500 pessoas
Metodologia: A atividade “Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP): vamos praticar?” é um projeto da Liga Acadêmica do Trauma da Universidade de Santa Cruz do Sul que da continuidade às atividades realizadas anualmente pela liga, cujo objetivo é a disseminação do aprendizado em RCP, uma vez que esta prática pode ser determinante na vida de uma pessoa. Sabe-se que aproximadamente 90% das vítimas de parada cardíaca morrem antes de chegar ao hospital. Portanto, uma realidade que requer mudanças. Sendo assim, foi proposta a
realização das atividades em escolas da rede pública e privada do município de Santa Cruz do Sul-RS, capacitando os futuros cidadãos.
Objetivos do projeto:
Objetivo Geral: Capacitar os alunos e funcionários de escolas do município de Santa Cruz do Sul-RS em Ressuscitação Cardiopulmonar
Específicos: Aprender a reconhecer os sinais de parada cardiorrespiratória (PCR); Conhecer a conduta exigida diante situações de PCR; Treinar como realizar as manobras de RCP; Disseminar o conhecimento em RCP por meio dos participantes ao núcleo familiar e à sociedade.
Público-alvo: Estudantes do 5° ao 9° anos do ensino fundamental e 1° a 3° anos do ensino médio, professores e funcionários das escolas.
Foram convidadas a participar da atividade de capacitação as escolas da rede pública, Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário e Escola Estadual de Educação Básica Estado de Goiás, e da rede privada, Colégio Marista São Luís, do município de Santa Cruz do Sul. As atividades ocorreram nos meses de setembro e outubro de 2021 conforme agenda, demanda e turmas eligidas em reunião com as diretorias das escolas selecionadas.
No início da atividade, os participantes foram convidados a responder um questionário (pré-teste) para avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre a temática que seria abordada e, a partir disso, proceder com a dinâmica. A atividade consistiu em um pequena apresentação para introdução dos assuntos propostos (parada cardiorrespiratória e ressuscitação cardiopulmonar), seguida de demonstração das manobras de RCP pelos ligantes capacitados e, posterior, treinamento com os participantes. Seguindo os protocolos de distanciamento social em função da Covid-19, foi esquematizado um circuito para que todos pudessem realizar a experiência.
Todos os participantes receberam materiais informativos para estudo e disseminação do conhecimento na comunidade.
Já no primeiro encontro, a demanda sobre informações referentes ao engasgo em crianças e as manobras de desengasgo foi solicitada pelas escolas em função da frequência com que este ocorre também no meio escolar e na sociedade. Tal necessidade foi atendida e expandida às demais capacitações.
Ao final da atividade, os participantes receberam outro questionário (pós-teste) direcionado à satisfação deles com a atividade e nível de aprendizagem. 95% dos participantes avaliaram o aprendizado durante a atividade, em uma escala de 0 a 10, como 8 ou superior, sendo que 70% responderam a nota máxima. Quando questionado sobre o sentimento de estar preparado para agir em momentos de necessidade, 90% afirmaram estar preparado para identificar uma parada cardiorrespiratória e 81% para realizar as manobras de RCP.
A atividade mostrou-se muito enriquecedora para todos os envolvidos. Os ligantes puderam aprimorar seus conhecimentos e desenvolver novas habilidades de comunicação e soft skills, além de contribuir a disseminação de informações em saúde e ratificar o envolvimento da liga na comunidade. Os discentes e docentestiveram a oportunidade de treinar em bonecos de simulação e aprender sobre esta prática, fundamental de todo cidadão. Toda a equipe foi muito bem elogiada pelos participantes.
Participantes:
Victor Gottems Vendrusculo – Organizador – 30 horas
Cassiane Serpa e Silva – Organizador – 30 horas
Gabriel Delai de Freitas – Organizador – 20 horas
Letícia Sehn da Fonseca – Organizador – 20 horas
Laura Schmidt Bronzatto – Organizador – 20 horas
Carolina Gruendling – Organizador – 20 horas
Dóris Medianeira Lazzarotto Swarowsky – Organizador – 10 horas
Stephani Jahn Barros – Organizador – 10 horas
Matheus Henrique Beckenkamp – Organizador – 10 horas
Patrícia Martello – Organizador – 10 horas
Links da ação: