Brasil será sede do próximo “World Congress of Emergency Surgery”

8 de julho de 2015


Apresentação1

No período de 5 a 8 de julho de 2015 foi realizado em Jerusalém, Israel, o 3rd World Congress of Emergency Surgery (WCES). O evento foi promovido pelaWorld Society of Emergency Surgery(WSES), com o apoio da Israeli Surgical Association, tendo como tema central: The last of Mohicans? The General Surgeon of 2015

O evento recebeu um público de aproximadamente 300 pessoas, provenientes de 23 países, sendo 48 palestrantes. O Brasil esteve representado pelos palestrantes Prof. Dr. Carlos Augusto Gomes (UFJF), Prof. Dr. Gustavo P. Fraga (Unicamp e Coordenador do Comitê de Prevenção da SBAIT) e Prof. Dr. Renato S. Poggetti (USP), além de 3 participantes que apresentaram temas livres, sendo um trabalho de Juiz de Fora e os outros dois da Unicamp. A WSES é a responsável pela revista World Journal of Emergency Surgery que é uma revista online de acesso livre e que recentemente teve aumento no seu fator de impacto (IF) para 1,47.

Durante o congresso foram apresentados vários guidelines da WSES, entre eles, de apendicite aguda, colecistite aguda, tumor obstrutivo do cólon esquerdo e lesões cáusticas do esôfago e estômago. A programação social e cultural do evento foi espetacular, numa cidade que faz parte da história da humanidade. Muitos elogios foram direcionados aos organizadores do congresso, Prof. Jeffry L. Kashuk, de Tel Aviv, e Prof. Yoram Kluger, de Haifa, Israel.

No final do evento foi realizada a reunião do Board of Directors, comandada pelo presidente da WSES, Prof. Luca Ansaloni, de Bergamo, Itália, e pelo secretário geral, Prof. Fausto Catena, de Parma, Itália, com a discussão de vários assuntos da WSES, entre esses, a definição da sede do congresso em 2017. A Espanha havia manifestado interesse previamente, porém não apresentou proposta oficial. O Brasil, com a iniciativa e apoio da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), representada pelo Prof. Fraga, apresentou a proposta de Campinas como sede do 4thWorld Congress of Emergency Surgery, sendo aprovada por unanimidade.

A data proposta para o evento é 17 a 20 de maio de 2017, no Centro de Convenções Expo Dom Pedro, em parceria com o INTERGASTRO & TRAUMA . O projeto para esse evento é repetir o sucesso de abril de 2015 em que seis cursos de “Manobras Cirúrgicas em Cirurgia do Trauma” DSTC , foram realizados pela SBAIT em três dias, em diferentes cidades (Brasília, Campinas, Florianópolis, Ribeirão Preto, São Paulo e Sorocaba), porém ampliando para DEZ o número de cidades com esses cursos pré congresso. Junto com esse congresso internacional também será realizado o XIX Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma (XIX CoLT), promovido pelo Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma – CoBraLT . Ou seja, teremos mais um grande congresso internacional no Brasil, integrando diferentes profissionais, que buscam atualização em temas de doenças do aparelho digestivo, cirurgia de urgência e trauma.

Aguarde apenas a confirmação da data nas próximas semanas, o que depende da resposta sobre outros eventos nos EUA e Europa para que não sejam realizados no mesmo período, mas o seu serviço já pode ir preparando trabalhos científicos para apresentação e publicação.

Links:

Programa do 3rd World Congress of Emergency Surgery (WCES) – Jerusalém

Proposta apresentada para o 4th WCES em Campinas

FONTE: SBAIT News