II Simulado Nacional SBAIT de Atendimento às Múltiplas Vítimas de Trauma – orientações para participação

21 de abril de 2016


Convidamos a todos para participarem do II Simulado Nacional SBAIT de Atendimento às Múltiplas Vítimas de Trauma, que poderá ser realizado nos 14/21/ 28 de Maio de 2016 (sábado), para promover a integração e o treinamento das equipes de atendimento pré-hospitalar em situações que envolvam múltiplas vítimas, no maior número de cidades que conseguirmos abranger. O simulado seguirá o mesmo padrão de cena e número de vítimas em todas as cidades participantes. O evento fará parte do MOVIMENTO MAIO AMARELO e apoiado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

Para realização do simulado, as cidades envolvidas no simulado deverão possuir uma liga acadêmica do trauma vinculada ao Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma (CoBraLT), para facilitar a execução do simulado. Abaixo, listamos os procedimentos necessários para organizar o simulado em sua cidade. Vale lembrar, que a mesma poderá ser executada pelos membros das ligas acadêmicas, que geralmente possuem maior disponibilidade de tempo, mas é indispensável orientação de seus respectivos preceptores, que geralmente possuem os contatos com as agências de atendimento pré-hospitalares. Segue abaixo as orientações para iniciar a organização do simulado:

  1. Agendar reunião com as instituições de atendimento: SAMU 192, CORPO DE BOMBEIROS, DEFESA CIVIL ESTADUAL, GUARDA MUNICIPAL DE TRÂNSITO (ou equivalente), Equipes responsáveis pela remoção aérea, Hospitais locais, bem como as Universidades / Faculdades de Medicina.
  2. Ao agendar a reunião com as equipes enviar a CARTA CONVITE da SBAIT(anexada ao email) para as instituições, firmando o convite oficial para realização do simulado. Na carta, existem espaços para serem preenchidos com os nomes dos representantes das agências que serão convidados para o simulado.
  3. Levar para a reunião o PROJETO DE APRESENTAÇÃO do simulado impresso para cada representante das agências (documento anexo ao email).
  4. Estabelecer entre todas as agências que o simulado poderá ser realizado em qualquer um desses dias 14/21/ 28 de Maio de 2016 (sábado) preferencialmente às 9:00h, em local a ser definido pela própria comissão local organizadora do simulado.
  5. O cenário do simulado será constituído por uma colisão entre um ônibus, um carro e uma moto, totalizando dessa maneira 40 vítimas (que deverão usar camisas brancas numeradas de 1 a 40). Para cada uma dessas vítimas haverá um sombra, totalizando dessa forma 40 sombras (que deverão usar camisas pretas numeradas de 1 a 40, formando assim seus respectivos pares). Aconselhamos que tanto as vítimas quanto os sombras sejam treinados para minimizar os vieses dos casos clínicos que serão coletados pelos sombras.
  6. Os 40 casos clínicos serão elaborados pela Comissão Organizadora Nacional do Simulado, e serão repassados para as cidades participantes, fazendo assim um cenário único a ser replicado em todas as cidades participantes. O check-List que será enviado para as cidades, com os 40 casos clínicos, será enviado com antecedência para treinamento de sombras e das vítimas. Ao término do simulado esses Check-List deverão ser devolvidos para a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), para armazenamento dos dados. Cópias dos check-list poderão ser realizados pelas comissões organizadoras locais, para Feed-Back entre as agências locais participantes.
  7. Ao concluir o Simulado, a SBAIT irá fazer a divulgação nacional dos números e dados envolvidos na realização do II Simulado Nacional SBAIT de Atendimento a Múltiplas Vitimas de Trauma.

O Observatório Nacional de Segurança Viária se prontificou a nos ajudar concedendo contatos que poderão facilitar a realização do simulado nas cidades que forem participar do evento.

Realizaremos para as cidades e comissões organizadoras locais que se interessarem, a realização do Curso Advanced Disaster Medical Response (ADMR), como uma forma de disseminar os princípios de gerenciamento de cena e cuidados a vítimas de trauma em situações de múltiplas vítimas / disastres e catástrofes. A realização do curso para que ocorra com sucesso dependerá que as cidades interessadas nos comuniquem previamente quanto a realização do mesmo para que a SBAIT possa elaborar um roteiro adequado para atender as cidades, bem como para gerenciar a logísticas dos instrutores e os custos envolvidos com o curso. Vale lembrar, que o curso dá direito ao Manual / Livro do curso ADMR, mas para que o curso seja realizadoprecisamos ser informados com antecedência para que a SBAIT possa solicitar à Sociedade Panamericana de Trauma (SPT) os manuais. A intenção da SBAIT é realizar o curso ADMR na véspera do dia do Simulado.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail de Romeo Lages Simões, coordenador
geral da comissão organizadora do simulado – romeolagessimoes@gmail.com

Fonte: SBAIT News частный займ без обманачастный займ в екатеринбургезайм он лайн

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